quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pirataria no Índico


Pirataria no Índico. Navegar nesta área, a de maior intensidade de tráfego a nível mundial, tornou-se um sério problema. Os incidentes diários constituem uma ameaça ao tráfego comercial, à pesca, à circulação de navios militares e de barcos de recreio. Consta já que estes serão os próximos alvos, em especial os super iates.

Ameaça à liberdade de circulação que vai determinar um concerto entre Estados, independentemente da sua localização. Os efeitos sentem-se já no custo dos produtos que a ONU faz chegar às populações carenciadas da costa oriental de África. E, em breve, não será de estranhar a subida do preço do petróleo e de outras matérias, uma vez que as dificuldades de navegabilidade na costa da Somália e no Golfo de Adem acabarão também por afectar a rota do Suez.

Razões para uma declaração de guerra à pirataria marítima. Mas como definir este inimigo?

Por estes dias de crise económica e financeira, a análise dos meios e preparação técnica dessas "forças piratas" suscitam grande perplexidade. Será tudo isto uma rede de pirataria bem estruturada ou significará antes uma organização apoiada em interesses políticos?

Simples pirataria ou uma actividade de corso? Piratas e corsários que a História de séculos passados registou. E não haverá coincidências?...

Sem comentários: