segunda-feira, 19 de abril de 2010

Monumentos e Sítios, um mundo à nossa espera

Os "dias de...." proliferam e, por serem tantos, arriscam-se a passar despercebidos. Efeitos de um turbilhão de notícias que pouca margem deixam à valorização de "causas esquecidas". É o caso do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que, em Portugal, preconizou o enfoque no mundo rural.

O tema suscitou-me muito interesse que, infelizmente, não correspondeu às expectativas. Os programas televisivos não agarraram o assunto ( poucas vezes o fazem ), mas nem todos os media seguiram o exemplo. Entre todos, destaco a TSF que, semanalmente nos transporta aos espaços e às coisas do Património, sempre pela mão sábia e interessante de Manuel Villas Boas. Ilustres convidados, como já nos habituou em todos os programas, dissertaram sobre os valores do mundo rural e a sua perpetuação...

Falou-se de tanta coisa para apreciar e salvaguardar...como o Museu do Chocalho. Resultado da vontade de João Chibeles Penetra, um velho e sensível artesão que, ao longo da vida, recolheu e produziu exemplares de todos os tamanhos e formas. São mais de 5800 e hoje, que os chips substituíram os chocalhos na identificação dos animais, vale a pena revisitar um passado ainda não muito distante, em Alcáçovas.

Fica a sugestão, embora exista muito mais por esse País que foi essencialmente rural. E depois ninguém sai defraudado com o passeio, uma vez que a gastronomia convida. Ora, aí está uma vertente em que todas as câmaras apostam. É só procurar, porque há sempre uma "semana de..." algures, donde se conclui que a alma e o corpo convivem em boa harmonia!


Nota - A hiperligação remete para um roteiro publicado pelo Expressso.

Sem comentários: