sexta-feira, 9 de maio de 2008

Figo



Da universalidade do futebol já ninguém duvida. Para isso muito contribuíu a globalização informativa que tudo sabe e publica da vida desportiva e pessoal destes heróis.
Não há fronteiras para a popularidade dos jogadores, treinadores e até clubes. Em Portugal, os mais velhos lembram, entre outras glórias, Pelé e Eusébio, nomes que os novos se habituaram também a venerar. Hoje, os heróis portugueses são outros e todos, sem excepção, reconhecem Figo e Cristiano.
Embora não entenda muito de futebol, habituei-me a olhar estes fenómenos com interesse, acompanhando o percurso dos "nossos" pelo mundo.
Recordo sempre Xanana Gusmão, preso na Indonésia, usando um boné do Benfica e, como todos os portugueses, comovi-me com Marcinus, o menino indonésio perdido depois do tsunami, que vestia a camisola da Selecção! Hoje fixei-me no nome de Figo, inscrito na camisola de um menino de escola, durante a visita a uma reserva animal na Austrália...
Observação casual nesta sexta-feira, após o almoço, ao ver na TV5 um programa muito interessante sobre a fauna da Austrália. Aqui fica o registo!

Sem comentários: