quarta-feira, 14 de maio de 2008

Novos privilegiados

Retrato de banqueiro francês, da família Périer que deu "vários políticos" à III República


Hoje, repesquei duas notícias. A posição da UE, ponderando a regulamentação dos elevados ordenados dos gestores. A segunda, respeita a um dirigente de uma ONG brasileira, Transparência, que, em Lisboa, acusou os políticos de serem os principais agentes de corrupção. Textualmente, disse: os partidos " entregam os cargos aos seus companheiros, verdadeiras quadrilhas que se instituem para assaltar os órgãos públicos". Referia-se ao Brasil, claro!!!
Sei que a História não se repete, mas há constantes que tornam aliciante o estudo da vida dos homens em sociedade. Por coincidência, recuei no último spot ao tempo da monarquia absoluta: Luís XIV, (o famoso Rei-Sol), e D. João V, Reis absolutos, mas não de poder ilimitado (como vulgarmente se pensa)!...
Apoiaram e apoiaram-se em privilegiados que chamaram à corte. Disciplinaram outros, votando-os à indiferença ou ao desterro. Numa palavra, souberam rodear-se de servidores fiéis e utilizar os meios possíveis para se fazer obedecer. Falo, por exemplo, do ouro.
Passou tempo, séculos: revoluções liberais, revoluções socialistas! Aperfeiçoaram-se as democracias! E outros privilegiados nasceram: banqueiros, burocratas, políticos....Em todos os regimes, um elemento comum: o dinheiro!

Sem comentários: