sexta-feira, 30 de maio de 2008

Noruega

Noruega, país do norte da Europa, terra de fiordes, de águas geladas e do bacalhau, assim vêem os os portugueses este país da Escandinávia.

Imagem redutora de um país que sabe conjugar a beleza natural com a riqueza de recursos e as preocupações ambientais. Com a sua história e encantos naturais, os norugueses criaram um espaço atraente para todos os gostos: a pesca, a montanha e a neve, os passeios pelas cidades ou aldeias com fascinante património.
Não admira a atracção que este país exerce sobre os jovens que aí procuram um pedaço do "paraíso perdido": ambiente natural e histórico que, com tanta desvelo, os noruegueses preservam. Para as gerações mais velhas, a Noruega permanece distante. Pouco se sabe do país, além dos recursos petrolíferos e piscatórios que permitem aos cidadãos usufruir de um dos mais elevados padrões de vida do Mundo...

A Noruega é uma das últimas monarquias da Europa que convive bem no quadro democrático parlamentar. Parece-me que o exercício da função régia ao serviço do País ficou demonstrado na visita que os Reis da Noruega acabaram de realizar a Portugal. Veja-se Harold V que, em nome dos interesse económicos, não recusou uma ida ao supermercado Continente do Centro Comercial Colombo, onde se vende a maior quantidade de bacalhau da Noruega!

Monarcas com "mentalidade burguesa", correspondendo aos apelos da nossa época de forma eficiente e directa. E já agora, registo um comentário da Rainha que, à despedida no Porto, elogiou o património da Cidade, não esquecendo a necessidade da sua conservação e, por isso, têm os portuenses "muito trabalho pela frente".
Pobre país o nosso que não sabe ou não pode conservar a sua História!

Sem comentários: