quinta-feira, 5 de junho de 2008

Araucária



No dia do dia ambiente, sobram muitos conselhos para preservar a Terra. O lema dos três Rs. e tantas outras práticas para salvaguardar os recursos da Natureza. Por mim, fico-me pela evocação da araucária.
A Natureza através de uma árvore de grande porte que todos os anos sobe mais "um andar", podendo atingir muitas dezenas de metros. Mas esta não é uma qualquer espécie. É a araucária que avisto da minha janela. Despontou, entre o casario, e cresce, cresce muito. Conheço-a há alguns anos e, por curiosidade, procurei o local onde foi plantada...por mãos cuidadosas.
E, hoje, dei-me conta que a sua presença funciona como observador atento. Quantas gerações coexistem na sua vizinhança e quantas outras hão-de passar no futuro! E essa guardiã do tempo que passa, a araucária que, cada ano, sobe mais e mais, há-de um dia também assistir à minha partida!
Testemunhas da História, as árvores resistem mais do que o homem, algumas vivem centenas de anos e muitas chegam a contar milénios. A propósito, lembro-me das oliveiras que vi em Jerusalém. De tronco carcomido, ramaria escassa , mas que, por certo, encerram a vivência de muitos segredos... no chamado "Jardim das Oliveiras"!

Sem comentários: