sábado, 14 de junho de 2008

Vieira da Silva


O mês de Junho está recheado de efemérides.
Eu, que sempre gostei de História, habituei-me a fixar datas. Não uma memorização cega, mas por associação de ideias, ligadas a acontecimentos ou pessoas do passado ou do presente. E assim, por exemplo, registava: o Jorge faz anos a 6 de Junho, o dia do desembarque na Normandia, a Maria José festeja o aniversário a 7 de Novembro e, logo, anexava o "ficheiro" da revolução russa...

Era tal a mania que, no 7º ano, as minhas amigas de Colégio gozaram com isso no livro de final de curso... Não me arrependo, considerando que as datas funcionam como cabides de arrumação de acontecimentos!

Pois, regressemos ao mês de Junho, ao dia 13. Passam 120 anos desde o nascimento de Fernando Pessoa e, caso fosse viva, Maria Helena Vieira da Silva festejava os 100 anos. E querendo continuar nas efemérides, devo registar os 50 anos da morte de Vasco Santana.
Personalidades relevantes e das quais muito haverá para dizer. Fixo-me, por agora, em Maria Helena Vieira da Silva e na crónica que José Manuel dos Santos assina na Actual do Expresso. Um encontro muito revelador acerca da personalidade da pintora lisboeta e não só... Aconselho, pois, a leitura!
No entanto, não resisto à citação de um desabafo da Artista: "As palavras são como as cores: já há muitas no mundo!". Pois! Quão rara é a capacidade criativa para combinar harmonicamente as palavras e as cores... E como ela sabia fazê-lo!...
Por isso, em homenagem ao seu poder criativo, aqui fica a publicação de uma das suas telas. Espero que, no além, aplauda a minha escolha!...

Sem comentários: