sábado, 21 de junho de 2008

O mais rico do Brasil...


A capacidade de convencer investidores do potencial dos seus projectos é a característica mais marcante do homem mais rico do Brasil. Na sexta-feira 13, Eike Batista, 51 anos, atraíu os holofotes ao arrecadar 2,5 mil milhões de euros durante a dispersão em bolsa (IPO) da sua empresa petrolífera, a OGX, sem nenhuma reserva de petróleo confirmada. Na final da passada semana, a operação já tinha rendido 13 mil milhões de euros.
O sucesso do empresário, que criou empresas com nomes terminados com a letra X e só efectua transacções comerciais que contenham o número 63, deve-se, segundo a o próprio, ao "alinhamento dos astros". Supersticioso e excêntrico, nem sempre teve a sorte do seu lado. (...)

No entanto, no universo das bolsas de valores, o magnata carioca é conhecido pelo "efeito Eike". O mesmo é dizer que todos os movimentos são acompanhados de perto pelos grandes investidores. EIke ocupa o 142º lugar no "ranking" da "Forbes" e a sua fortuna está estimada em 4,2 mil milhões de euros. O suficiente para viver numa mansão de 3500 metros quadrados com vista para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ter um Mercedes de 1,2milhões de euros como peça de mobiliário numa das salas da mansão e brindar a cada novo contrato com champanhe, no jardim.

Mesmo ostentando o estatuto de multimilionário, Eike Batista leva um avida dentro da normalidade. Adormece cedo e vê televisão na cozinha com os empregados. Na sexta-feira, depois da entrada em Bolsa da OGX, comemorou com os trabalhadores da empresa numa padaria, com café, leite, pão e manteiga. Nas paredes de casa, Eike não pendura valiosas obras de arte, prefere uma cópia perfeita a gastar milhões em originais.


Cristina Pombo, Expresso, 2008, 21 de Junho, pg. 42.

Nota: Atenção a este original multimilionário, supersticioso e, pelo exemplo referido, com poucos escrúpulos... Vejamos, o que o futuro lhe reserva!

Sem comentários: