quinta-feira, 26 de junho de 2008

Galeria dos Espelhos

Vale a pena visitar Versalhes, agora que a Galeria dos Espelhos sofreu obras de restauro. A France Press, de 25 de Junho, conta como foi possível.

As pinturas recuperaram suas cores originais, as molduras o dourado, os bronzes o brilho: ao final de uma gigantesca obra de restauro, a Galeria dos Espelhos, jóia do Palácio de Versalhes (próximo a Paris), recuperou o esplendor dos velhos tempos.
Pela primeira vez desde a sua construção em 1684, a célebre Galeria foi objecto de um restauro "do chão até o tecto", descreve Fréderic Didier, arquiteto chefe dos monumentos históricos franceses, que coordenou os trabalhos.
A obra durou três anos. Levámos tanto tempo para restaurar a galeria quanto Charles Le Brun levou para pintá-la", afirma. As obras custaram 12 milhões de euros, financiados por meio do mecenato.

A Galeria restaurada foi inaugurada nesta segunda-feira pela ministra francesa da Cultura, Christine Albanel. O público, que podia visitar o espaço durante as obras, poderá agora ver o resultado final do restauro a partir desta quarta-feira.
A Galeria dos Espelhos, originalmente chamada de Grande Galeria, deve seu nome aos 357 espelhos que adornam suas paredes - emblema do Castelo de Versalhes, representa uma homenagem à glória de Luís XIV, da supremacia militar à boa governação do Reino. Com 73 metros de comprimento por 13 de largura, foi construída por Jules Hardouin-Mansart entre 1678 e 1684.
A enorme sala "recuperou seu esplendor, conservando ao mesmo tempo os vestígios do tempo que passa", descreve Didier. "Limpámos e restaurámos, mas não era nosso papel refazer as coisas parecerem novas".

Durante as obras, cuja fase de documentação levou um ano, além dos três de trabalhos, participaram 40 restauradores.

Sem comentários: