quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lisboa melhor que Madrid e Nova Iorque

Lisboa, Jardim do Campo Grande

"Lisboa: 45ª cidade com melhor qualidade de vida no mundo
Lisboa desceu um lugar para 45º no ranking da Mercer que selecciona as cidades que com melhor qualidade de vida no mundo, enquanto Viena de Áustria conserva o primeiro posto e Bagdade mantém-se com a classificação mais baixa no relatório anual da consultora.

"Lisboa desceu um lugar face ao ranking de 2009, mas mantém-se à frente de cidades como Madrid e Nova Iorque, obtendo 100,3 pontos (Nova Iorque serve de base ao índice = 100). No «top10» do Quality of Living ranking, a Suíça e a Alemanha colocam três cidades cada uma. Zurique e Genebra ocupam o 2º e 3º lugares, enquanto Berna é nona. Entre as germânicas, Dusseldorf é sexta, Frankfurt e e Munique seguem-se na lista (ex-aequo no sétimo lugar).

No total a Europa coloca 16 cidades entre as 25 primeiras da lista de 50 publicada pela Mercer, embora o estudo tenha analisado mais de 200 urbes.

Vancouver (Canadá), Auckland (Nova Zelândia) e Sydney (Austrália) interpõem-se entre as europeias na lista de 10 cidades com melhor qualidade de vida.
Apesar dos diversos impactos da crise, as cidades europeias destacam-se em factores como a oferta em educação, habitação, recreio e serviços públicos."


Aqui fica uma boa notícia para levantar o moral dos portugueses que, definitivamente, caíram num pessimismo doentio. Lisboa mantém uma posição invejável no ranking das cidades com melhor qualidade de vida, cuja liderança vai para Viena.

Regozijemo-nos, pois, porque este é um olhar internacional objectivo. E lembremos o melhor que Lisboa tem para oferecer, a começar pelos jardins públicos e ainda muito mais. Quer saber? Então, parta por aí à descoberta de ruas e praças, igrejas e monumentos, museus e casas de espectáculos. Verá que não se arrepende!..

Sem comentários: