"...há os que, não gostando de Sócrates, se interrogam: o Passos será melhor? Ou seja, é como hesitar entre comprar uma Barbie e uma Sindy - parecem iguais, servem para o mesmo, mas só uma é original.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Barbie ou Sindy?
"...há os que, não gostando de Sócrates, se interrogam: o Passos será melhor? Ou seja, é como hesitar entre comprar uma Barbie e uma Sindy - parecem iguais, servem para o mesmo, mas só uma é original.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Falando ainda de Viana da Mota
Portugal à deriva
Quero pensar assim, mas...Que alternativas para Portugal? No espectro político actual não enxergo ninguém capaz de endireitar as contas públicas, imprimindo o optimismo e confiança necessários à tranquilidade e paz social.
Por tudo isto, apetece-me pedir socorro. Quem nos acode nesta tormenta?
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Viana da Mota
Lembrando um compositor especial, José Viana da Mota. Durante os 80 anos de vida (1868 - 1948 ) assistiu à passagem do século, atravessando as mudanças que marcaram a primeira metade do século XX. Nascido na Monarquia, viveu a implantação da República, o 28 de Maio de 1926 e a instauração do Estado Novo. Tempo conturbado por confrontos ideológicos e políticos que desembocaram em duas Guerras Mundiais, a última das quais terminou num ambiente de bipolarização e de guerra fria.
Excluindo todas essas vicissitudes, remeto para a história de vida de José Viana da Mota, um menino prodígio que contou com a protecção mecenática do rei D. Fernando II, tendo sido, em 1885, um dos últimos alunos do velho Franz Liszt.
domingo, 24 de outubro de 2010
Mónica e David
O desenvolvimento deve-se muito ao empenhamento da família. Uma tarefa difícil, porque muitas vezes o "pai" parte, deixando tudo a cargo da mulher. O pai de David abandonou-o quando ele ainda era bebé. E Mónica chora e lamenta o silêncio do "pai de sangue" na data do seu aniversário. A ternura que une os dois jovens e a compreensão e apoio familiar são inexcedíveis. Sem pormenorizar, direi que o filme aborda todas as vertentes do problema: o crescimento e aprendizagem da criança, a afectividade e sexualidade, a necessidade de autonomia e superprotecção familiar, a preocupação com o futuro desses deficientes.
sábado, 23 de outubro de 2010
Portugal, ranking das escolas do Secundário
" Este ano, à semelhança do ano passado, nove das dez escolas com melhor média são privadas, enquanto que entre as que apresentam piores médias estão sete públicas e três escolas portuguesas no estrangeiro (que têm estatuto de privadas).
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Mariana Rey Monteiro
domingo, 17 de outubro de 2010
Eliminação da Pobreza e da Exclusão Social
O calendário assinala mais um Dia Internacional. Desta vez, para a erradicação da pobreza e da exclusão social. Fenómeno que, todos nós, cidadãos do mundo, devemos tomar consciência, porque o "polvo da crise" agiganta-se, invadindo o Planeta.
O espaço planetário reparte-se entre países ricos e países pobres. Fala-se muito da globalização e da assimetria económico-financeira entre Estados. Questão subjacente ao quadro socio-económico de cada país, independentemente do regime ou bloco. Porém, em todos a mesma realidade: desigualdade e injustiça num crescendo número de pobres que é directamente proporcional ao acumular de fortunas das elites económicas e políticas. Em qualquer qualquer Estado, um ponto comum: uma osmose nunca vista entre o mundo empresarial e dos negócios e os quadros políticos e administrativos!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Fénix, nome de esperança...
Cohn Bendit e a Europa
Proclamar as verdades. É preciso coragem e Cohn Bendit mostra como se faz. Importa ouvi-lo para compreender a hipocrisia dos políticos europeus!!
Para avivar a memória: Cohn Bendit emergiu como político no Maio de 68 em Paris. Evoluíu e hoje é uma voz conceituada no Parlamento Europeu.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Mineiros em Atacama
Morreu Joan Sutherland
La Stupenda, o epíteto dado a Joan Sutherland. A "voz inesquecível" que ficou associada à carreira de Pavarotti, que muito a admirou, calou-se para sempre este domingo na Suíça.
Desta Soprano de quarenta anos de carreira de uma vida de quase 84 anos, ( nasceu em Sidney em 1926), restam as memórias de quem a ouviu. E também ela guardou as suas lembranças dos palcos e das terras que percorreu. De Portugal ficou-lhe a noite de 24 de Abril em S. Carlos e o dia seguinte quando o encerramento do aeroporto a impediu de embarcar. Mais tarde, havia de confessar que este facto lhe deu a oportunidade de desfrutar do maravilhoso Sol de Portugal nesse 25 de Abril de 1974...que amanheceu pleno de todas as esperanças!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
"Pior do que tá não fica..."
As eleições no Brasil decorreram num ambiente festivo com o seu quê de anedótico. Este spot que foi visto como uma paródia aos "males da democracia", afinal, não foi...
Tiririca foi eleito e agora chovem as denúncias contra o novo deputado que, muito provavelmente, nem chegará a tomar posse.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Carolina Beatriz Angêlo
No momento em que se comemora a implantação da República, apetece-me falar da conquista do direito de voto das mulheres em Portugal.
Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda em 1877, onde fez os estudos primários e secundários. Em Lisboa, estudou medicina, concluindo o curso em 1902. Nesse mesmo ano, casou-se com Januário Barreto, seu primo e activista republicano. Tornou-se a primeira médica portuguesa a operar no Hospital de São José, dedicando-se mais tarde à especialidade de ginecologia. A militância cívica iniciou-a em 1906, em conjunto com outras médicas, vindo a aderir a movimentos femininos a favor da paz e da implantação da República e à Maçonaria e tornando-se defensora dos direitos das mulheres, nomeadamente o de votar.
domingo, 3 de outubro de 2010
Subjectividade em Arte!!!
Enviado por um Amigo, mail deveras interessante que não pude deixar de publicar.
Por aqui se prova que nem sempre o "hábito faz o monge" ou como a pretensão de saber nos pode levar ao engano. Ou ainda que nem sempre o que parece, é: assim nas coisas como nas pessoas...
"O tempo anda mais devagar nos nossos pés..."
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Recado a Lisboa
João Villaret,uma voz imortal aviva as memórias de outrora.
Para "matar saudades" e contar aos mais novos as coisas desta Lisboa...