quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Portugal à deriva

Falharam as negociações para viabilizar o OE para 2011, razão para imaginar este País à deriva. Será possível ainda chegar a bom porto? Bem sei que o "mau tempo" dificulta a marcha, mas melhores dias virão e depois da tempestade chega sempre a bonança...

Quero pensar assim, mas...Que alternativas para Portugal? No espectro político actual não enxergo ninguém capaz de endireitar as contas públicas, imprimindo o optimismo e confiança necessários à tranquilidade e paz social.

Que os políticos coloquem o interesse de Portugal acima das suas conveniências partidárias e vaidade pessoal, sedenta de protagonismo. Esse é ponto. Uma situação que atribuo à inexistência de valores. Encontrar um político com sentido ético será difícil, um obstáculo maior se restringirmos a "geração" à volta dos cinquenta anos. Os "velhos" opinam, aconselham, mas eles, impantes e vaidosos, continuam surdos, medindo forças num "braço de ferro"...

Políticos todos iguais nesta feira de vaidades e de cinismo. Impera o protagonismo e a demagogia. Todos bem falantes, apelam ao bem do povo e da pátria que dizem querer regenerar. Por isso criticam, vociferam e prometem o impossível. Gastam à tripa forra o "nosso dinheiro" e, deixando-se enredar em esquemas fraudulentos, recebem "luvas" e "mais luvas". Agem com toda a naturalidade e assim, perdido que foi o sentido da decência, continuam a tratar das "suas vidinhas". Se porventura acontece um momento mais quente de irritação, lançam acusações graves como mentiroso, ladrão, criminoso... Epítetos tais que julgaríamos ver discutidos na barra dos tribunais, mas não. Ninguém levanta processos a ninguém!

Por tudo isto, apetece-me pedir socorro. Quem nos acode nesta tormenta?

2 comentários:

goiaba disse...

Só nós nos podemos socorrer ... com capacidade para valorizar o que é importante e relativizar o resto, com capacidade para adaptar, mudar. Com Esperança! E vai ser difícil sobretudo para quem já não tem tempo de ver chegar melhores tempos.
Apostemos na solidariedade entre amigos.
Abraço

Anónimo disse...

Infelizmente "Portugal à deriva" é a nossa realidade actual em que não se vê nenhuma luz ao fundo do túnel ... Que tristeza !
Sem dúvida que é importante mantermos a Esperança, valorizarmos o que é importante e relativizar o resto (não é o que fazemos no dia-a-dia ?) mas isso não chega se não houver um rumo, uma orientação para um Futuro melhor.