domingo, 24 de outubro de 2010

Mónica e David

Mónica e David, um documentário da vida real que a RTP2 transmitiu há poucas horas. Diz-se na sinopse que "Explora o casamento de um jovem casal com síndrome de Down e da família que se esforça para atender às suas necessidades."

Assinalou-se no dia 21 o Dia Internacional do Síndrome de Down. Deficiência genética que, embora limitando o desenvolvimento, não restringe totalmente as capacidades de aprendizagem. Geralmente dóceis, estas crianças fazem da afectividade de que são dotadas um instrumento de aprendizagem e de integração social. E se não bastasse a observação do quotidiano, o documentário de hoje elucidava-nos.

O desenvolvimento deve-se muito ao empenhamento da família. Uma tarefa difícil, porque muitas vezes o "pai" parte, deixando tudo a cargo da mulher. O pai de David abandonou-o quando ele ainda era bebé. E Mónica chora e lamenta o silêncio do "pai de sangue" na data do seu aniversário. A ternura que une os dois jovens e a compreensão e apoio familiar são inexcedíveis. Sem pormenorizar, direi que o filme aborda todas as vertentes do problema: o crescimento e aprendizagem da criança, a afectividade e sexualidade, a necessidade de autonomia e superprotecção familiar, a preocupação com o futuro desses deficientes.

Boas razões para lembrar à sociedade, pelo menos uma vez por ano. Razões suficientes para proteger as instituições de apoio aos portadores de deficiência. Por exemplo, a Crinabel. Mas existem muitas outras.

1 comentário:

goiaba disse...

Não vi o documentário mas é bom saber que há quem acredite que se pode ser feliz mesmo sendo diferente.
Abraço