terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mineiros em Atacama

Lá longe, em pleno deserto de Atacama, continuam retidos 33 mineiros. Localizados a 700 metros de profundidade, esses homens nunca perderam a esperança de regressar à superfície e abraçar os familiares que, diga-se, tocaram a unir esforços, apelando às autoridades competentes. Um esforço colectivo que mobilizou técnicos e políticos, familiares, amigos e todo o povo chileno. Mais ainda, este sentimento de esperança ultrapassou fronteiras até aos lugares mais recônditos, cujas agências noticiosas registam a par e passo os avanços técnicos na perfuração do subsolo.

Tenho acompanhado as notícias que, desde 5 de Agosto, dão conta do estado dos mineiros e dos seus familiares que acamparam à entrada da mina. Vivem em ansiedade numa atenção expectante a todos os sinais que, felizmente, se perspectivam em avanços optimistas, porque as primeiras previsões de resgate têm sido largamente antecipadas. Do Natal para os meados de Outubro e, mais ainda, para hoje. Diz-se que lá pelas 22 horas, hora de Lisboa, deverá começar a operação de resgate.
Não me vou esquecer de rezar, tal como milhares de pessoas no Chile e no mundo. Espera-se o milagre nesta noite de oração que, curiosamente, coincide com a vigília de oração em Fátima que antecede a peregrinação de 13 de Outubro. Por tudo isto, compreende-se a sugestão de uma mulher chilena que, nesse espaço inóspito de Atacama, pedia a construção de um santuário. Um lugar de recolhimento e oração para dar graças a Deus, porque a fé move montanhas!!

Sem comentários: