domingo, 17 de outubro de 2010

Eliminação da Pobreza e da Exclusão Social


O calendário assinala mais um Dia Internacional. Desta vez, para a erradicação da pobreza e da exclusão social. Fenómeno que, todos nós, cidadãos do mundo, devemos tomar consciência, porque o "polvo da crise" agiganta-se, invadindo o Planeta.

O espaço planetário reparte-se entre países ricos e países pobres. Fala-se muito da globalização e da assimetria económico-financeira entre Estados. Questão subjacente ao quadro socio-económico de cada país, independentemente do regime ou bloco. Porém, em todos a mesma realidade: desigualdade e injustiça num crescendo número de pobres que é directamente proporcional ao acumular de fortunas das elites económicas e políticas. Em qualquer qualquer Estado, um ponto comum: uma osmose nunca vista entre o mundo empresarial e dos negócios e os quadros políticos e administrativos!

Desigualdade e injustiças que suscitam uma reflexão séria e capaz de lutar pela mudança do sistema. Mas primeiro, um alerta para a necessidade de coesão social. Por isso, neste tempo do "salve-se quem puder", dominado pelo império da corrupçao e do egoísmo, apela-se à reposição dos valores da compaixão e solidariedade...

1 comentário:

goiaba disse...

Obrigada por lembrar. Não sabia desse "dia" e não o ouvi badalado na comunicação social ...
Obrigada e um abraço