sábado, 23 de outubro de 2010

Portugal, ranking das escolas do Secundário

Maria de Lourdes Rodrigues, Ministra da Educação entre 2005-2009, teria um projecto que não soube ou não quis desenvolver. Com uma inaudita falta de senso atacou os professores, atribuindo-lhes a causa de todos os males. Erro político crasso, porque não se pode educar, hostilizando aqueles que merecem e devem ser respeitados. E estes, humilhados e ofendidos, desanimaram e saíram, mesmo afectados na sua pensão. Debandada geral que alterou profundamente o quadro docente das escolas públicas.

Desmotivação do professores é um dos muitos factores explicativos do baixo rendimento das escolas públicas do ensino secundário. Remete para aí o ranking das escolas,

" Este ano, à semelhança do ano passado, nove das dez escolas com melhor média são privadas, enquanto que entre as que apresentam piores médias estão sete públicas e três escolas portuguesas no estrangeiro (que têm estatuto de privadas).

Assim, o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, é o que consegue a melhor classificação: uma média de 14,82 valores em 394 exames. A primeira pública volta a ser, tal como em 2009, o Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian, em Braga, no quinto posto, com uma média de 14,24 valores, mas apenas em sete exames.

A lista das classificações regista, no entanto, algumas diferenças se forem apenas consideradas as escolas onde se realizaram pelo menos 100 provas. Nesta tabela, as dez escolas com melhor média são todas privadas e nove são nos distritos de Lisboa ou do Porto e a restante em Coimbra.Tendo em consideração este critério, a Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, passa a ser a melhor pública."

1 comentário:

Unknown disse...

Tem "carradas" de razão nas considerações que faz acerca da crise do ensino em Portugal, particularmente no que toca os "pobres" docentes...
A imagem-caricatura está demais, valeu!
Bjs.