sábado, 4 de junho de 2011

Eduardo Souto Moura recebe o Prémio Pulitzer

Que as boas notícias alegram a alma, todos sabemos. Algumas mais do que outras que, sendo raras e excelentes, têm o condão de acrescentar orgulho à nossa condição de portugueses. Falo do Pulitzer que, depois de Álvaro Siza Vieira, foi este ano atribuído a Eduardo Souto Moura. Dois Arquitectos da chamada "escola do Porto", unidos numa velha relação de mestre-discípulo, continuaram um percurso próprio até à maturidade. Se quisermos à maneira das antigas corporações, posicionam-se hoje no mesmo grau de "companheiros" e "mestres": ambos eméritos arquitectos e cidadãos.

Transcrevo um extracto das palavras de Obama na cerimónia de atribuição do Prémio Pulitzer, nomeadamente quanto à beleza do Estádio Municipal de Braga. Quero ainda aplaudir o discurso de Eduardo Souto Moura, apontando um sinal de esperança para sair da crise. "Crise" e "Oportunidade", uma relação de estímulo-resposta que bem gostaríamos de ver satisfeita nos próximos tempos em Portugal e no Mundo.



"Barack Obama elogiou o arquiteto português e destacou o Estádio de Braga, "a obra mais famosa" de Souto Moura. Segundo o líder norte-americano, o arquiteto "teve grande cuidado para posicionar o estádio de maneira a que quem não possa ter bilhete pudesse ver o jogo dos montes circundantes"."O estádio em Braga expressa uma harmoniosa combinação de forma e função, de arte e acessibilidade", continuou Obama, que comparou até Souto Moura ao antigo presidente dos EUA, Thomas Jefferson. "Como Jefferson, Souto de Moura passou a sua carreira não apenas a redefinir as fronteiras da sua arte, mas a fazê-lo de maneira que serve o bem público", comentou o presidente dos EUA na cerimónia de entrega do 'Óscar da arquitetura'. "

2 comentários:

Unknown disse...

Pelo menos, quanto à Arquitetura, "damos cartas"!
Souto Moura merece bem este prémio. Já há uns meses, quando da sua candidatura, o sublinhei.
Valha-nos Obama!
Beijinhos, Peonia.

Anónimo disse...

O arq. Souto de Moura é um homem brilhante com uma obra notável, porém ele ganhou o prémio Pritzker (mais ou menos como o "Nobel" da arquitectura ver http://www.pritzkerprize.com/) e não um Pulitzer ( prémio de jornalistico http://www.pulitzer.org).
Façam lá o favor de corrigir a coisa).