sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bolshoi reabre hoje


"O Teatro Bolshoi de Moscovo reabre as suas portas esta sexta-feira, depois de obras de restauro que duraram seis anos e custaram cerca de 500 milhões de euros.
"O principal teatro do país deve ser assim: belo, pomposo e com equipamentos modernos. A área do teatro duplicou e temos vários palcos de ensaios, por isso podemos preparar, ao mesmo tempo, espectáculos de ópera e de bailado", justificou Anatoli Iksanov, diretor-geral do mais conhecido teatro russo.

A sessão de reabertura do Teatro Bolshoi, marcada para as 18h de Moscovo (21h em Lisboa), será seguida de um concerto de gala, preparado pelo encenador russo Dmitri Tcherniakov e conduzido pelo maestro Vassili Sinaiski.
"O concerto de gala será um espectáculo pouco comum, dedicado à história do Teatro Bolshoi e às pessoas que antes trabalharam nele. Irá durar hora e meia e conta com a participação de todos os artistas do teatro, bem como de cinco cantores de ópera de renome mundial", anunciou Tcherniakov, sem avançar mais pormenores.
Medvedev e Putin devem estar presentes
O bailado "A Bela Adormecida", de Piotr Tchaikovski, e a ópera "Ruslan Liudmila", de Mikhail Glinka, foram os espectáculos escolhidos para estrearem o palco principal do teatro.
A cerimónia de abertura será transmitida por todos os canais federais de televisão russos, bem como em 600 cineteatros em numerosos países do mundo.

Espera-se que na cerimónia de reabertura do teatro estejam presentes o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. (...)

A direcção do teatro decidiu não vender bilhetes para a cerimónia, tendo optado por enviar convites a ilustres personalidades.
Porém, na Internet, foram postos à venda por desconhecidos bilhetes falsos de ingresso, cujo preço varia entre 2300 euros e os 40 mil euros. O Ministério da Cultura da Rússia viu-se obrigado a abrir um inquérito para averiguar a origem desse negócio.


Aspecto anterior a 1917
As obras de restauração permitiram dar ao exterior e interior do edifício o aspecto original, que tinha antes da revolução comunista de Outubro de 1917.
Foram retirados da fachada do teatro e do palco principal símbolos soviéticos como a foice e o martelo, tendo sido substituídos pela águia bicéfala, símbolo da Rússia czarista reabilitado depois da queda do comunismo no país.
Além disso, os construtores aproveitaram para reforçar os alicerces do edifício e construir uma garagem subterrânea de vários andares.
O primeiro edifício do Teatro Bolshoi (que significa "Grande", em russo) foi construído em 1780 e deve o seu nome ao facto de se encontrar na mesma praça do Teatro Malii ("Pequeno", em russo).
Depois de dois fortes incêndios que o destruíram quase completamente, um deles quando das invasões napoleónicas de 1821, adquiriu o aspecto que possui actualmente.
Durante a II Guerra Mundial (1939-1941), o edifício foi atingido por uma bomba da aviação nazi, mas os danos foram rapidamente reparados.
O Teatro Bolshoi constituiu, durante toda a sua história, uma autêntica "fábrica" de estrelas de ópera e bailado.
Cantores de ópera como Fiodor Chalapin e Galina Vichnevskaia, bailarinas como Galina Ulanova e Maia Plissetskaia muito contribuíram para a glória desse teatro. "
Internet, http://aeiou.expresso.pt/esplendor-do-teatro-bolshoi-esta-de-volta-fotogaleria=f683950#ixzz1c65lbAGe




Nota - A reabertura do Bolshoi, sendo um acontecimento cultural e político, merece registo. Gostaria de aí voltar um dia. Entrei no teatro em Setembro de 1984, por gentileza do porteiro. Inesperadamente subi ao camarote real e assisti ao final do espectáculo. A companhia romena não parecia de qualidade, mas o teatro encantou-me. Quando correu o pano fiquei deslumbrada com a seda vermelha e dourada... só que logo depois comecei a rir sem parar. Porque também aí dominava a foice e o martelo. Hoje não, tudo será diferente com o regresso do símbolo imperial da Rússia!

Sem comentários: