sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reformas, subvenções e mordomias dos políticos

Muito desacreditada parece andar a imagem dos políticos. Será mais um dos efeitos da globalização. Os media e o correio electrónico não se cansam de denunciar casos de políticos e gestores públicos. Compadrio e corrupção em tantas e variadas formas. Nem falo já das promessas eleitorais que, passado tempo, caem por terra. Estamos habituados a isto que até daria para rir se não nos tocasse de perto...

Alguns apregoam uma honestidade a toda a prova, mas falta-lhes lucidez para ver as injustiças. Insensibilidade social e inexistência de valores para reconhecer os seus privilégios expressos em vencimentos, avenças e subsídios, viagens, cartões de crédito e outras mordomias.Deputados que, morando em Lisboa, continuam a exigir um subsídio para habitação. E há os que "levam" para casa subsídios chorudos de reintegração na vida activa ( como se eles não fossem logo ocupar altos cargos públicos ou privados). Escandaloso ainda é o direito à subvenção vitalícia de políticos ( alguns aos aos 50 anos ) que continuam na política activa. E mais ainda o grande número dos que usufruem "várias reformas", enquanto o cidadão comum vai aumentando o número de anos de trabalho.

As consequências deste estado de coisas aflige-me, particularmente neste momento de crise. Propositadamente não cito nomes, mas devo dizer que alguns privilegiados começam a assumir publicamente a injustiça deste tratamento. Valha-nos isso! E que o bom senso prevaleça!

Sem comentários: