quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Na Sombra do Poder

"A Sombra do Poder", de Pedro Feytor Pinto. Viveu "por dentro" os últimos anos do Estado Novo, adquiriu experiência e acedeu a informações privilegiadas. Relata acontecimentos, descreve personalidades, analisa situações e explica factos. A subjectividade da narrativa, que o Autor assume, revela uma outra face dos tempos que precederam o 25 de Abril. Segue-se depois a queda do Regime e as consequências imediatas. Por fim, a terceira parte refere-se ao exílio e ao regresso à vida pública.

Para os que têm memória curta ou para os mais novos, relembra-se que Pedro Feytor Pinto foi o interlocutor entre o Movimento das Forças Armadas e Marcelo Caetano. A RTP transmitiu as imagens passadas entre o Palácio Foz e o Carmo. Testemunhando um facto histórico e nele participando, Pedro Feytor Pinto agia e registava. A dignidade de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo e a compostura respeitosa dos militares. E também a sua participação na aventura de "correr" Lisboa ao encontro do general Spínola...

De leitura fácil, o livro lança alguns traços do enquadramento social que "acompanha o poder" politico. Retrato de vidas dos últimos cinquenta anos. Personalidades destacadas, sendo algumas bem próximas. Colegas da nossa geração, porque o "nosso mundo é uma aldeia".

Sem comentários: