domingo, 23 de outubro de 2011

Coragem moral

Devo uma palavra de esperança. A outra face da mensagem anterior ou uma espécie de contraponto que intitulei Coragem Moral. Para isso servi-me do artigo de Henrique Monteiro, no último Expresso, "O Lado da Amurada". Passo a transcrever



"Há uma velha frase , de autor incerto, que reza assim: quando vejo toda a gente do mesmo lado do barco, escolho o outro lado.

É o que se passa neste momento com o Orçamento de Estado. Com alegria, vejo que José da Silva Lopes escreveu na "Visão" algo que vai muito contra-corrente :" Não há alternativa a uma redução tão brutal do défice. (...) Não cumprir as exigências da troika não é, nas actuais condições, uma alternativa."

Silva Lopes discorda, no entanto, de algumas medidas concretas - mas não daquelas de que tanta gente se queixa . Não se trata do facto de a maioria dos cortes se destinar apenas aos funcionários públicos. O que Silva Lopes critica é a iniquidade de pouco se ter agravado as taxas aos rendimentos de capital, de se cortar no subsídio de desemprego u de pouco se ter cortado nas maiores pensões ( de que ele, tal como Cavaco é beneficiário) . Eis a grandeza moral que tanto falta.

Quem nos quer confundir mistura duas coisas que Silva Lopes separa: uma é saber se estes cortes são necessários; outra, diferente, é saber se os cortes devem ser deste modo.

Cavaco referiu um limite para os sacrifícios, como se os cortes pudessem ser menores. Fê-lo com um timing deplorável, permitindo ao PS pôr-se de fora do OE e dando aos nossos credores mais motivos de dúvida. Para quem se queixou de forças de bloqueio..."

1 comentário:

Unknown disse...

Peonia, estou de acordo. Embora o momento seja de indecisão e confusão, mesmo para a cimeira de amanhã, as águas ainda não estão muito separadas no que se lhe refere.E infelizmente estamos dependentes destas cimeiras que se aproximam. Pelo menos num ponto estão de acordo: não aceitar o perdão da dívida. Tenho esperança, embora ténue. Tem que ser, não temos alternativa e temos filhos, netos e muita miséria...Essa também me angustia. Beijinhos e mais um obrigada pelos comentários.