domingo, 2 de novembro de 2008

Capela das Almas

r
O painel de azulejos representa Santa Catarina entre os doutores.
Quando o mundo católico comemora o Dia de Fiéis Defuntos, julgo apropriado lembrar a Capela das Almas (ou de Santa Catarina) no Porto, uma joía da arte da azulejaria portuguesa.


Para saber mais, transcrevo algumas notas

"Os azulejos da Capela das Almas estão assinados pelo pintor Eduardo Leite, que se notabilizou como aquarelista e ceramista, e foram executados pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, em Lisboa. Para se fazer uma pequena idéia da importância desses painéis, basta ter em conta que no conjunto foram usados (pintados e cozidos) 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede.

Na fachada (do lado da Rua de Santa Catarina) merecem realce as cenas das "Almas do Purgatório", as decorações e quadros alusivos à Eucaristia e as composições sobre a vida de Santa Catarina e São Francisco: "São Francisco recebe os estigmas de Cristo" e "Coroação de Santa Catarina".

O painel da parede lateral voltado para a Rua Fernandes Tomás, tem várias cenas da vida de Santa Catarina e de São Francisco de Assis. Dedicados a Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real, martirizada no Monte Sinai, os azulejos apresentam as seguintes cenas: "Santa Catarina discute com os sábios de Alexandria" (18 dos quais ela conseguiu converter), "A vitória de Santa Catarina anunciada por um anjo" e "Súplica de Santa Catarina no ato de ser degolada".

In Internet, saber cultural .




Sem comentários: