quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lisboa no Outono



Para confirmar o "Verão de S. Martinho", o dia de hoje foi muito soalheiro.
Apetecia desfrutar a cidade e admirar a sua beleza e assim aconteceu.

Museu Nacional de Arte Antiga: uma visita guiada por uma monitora simpática e profissional. Gostei de voltar às "obras de referência" daquele que é o nosso maior Museu, não tão grande como outros da Europa...mas é preciso não esquecer o Terramoto de 1755, as Invasões Francesas, os "libertadores ingleses" e a "fuga" da Família Real para o Brasil!

Regressar às Janelas Verdes é recordar outras visitas, outras pessoas, outros "olhares" e outras "experiências".
O princípio da minha relação com o Museu deu-se em 1960, uma visita marcada pela minha professora de História e pela presença sábia e acolhedora do director do Museu, Dr. João Couto que orientou.

Seguiram-se muitas outras visitas e outros guias experimentados. Para sempre guardo na memória o professor Mário Chicó que, pela palavra e pelo gesto, ensinava a olhar e a sentir a obra de arte. Foram aulas inesquecíveis!

Recordo também Madalena Cabral, personalidade emblemática do Museu que, dirigindo o Serviço Educativo, sabia despertar o gosto pela observação das formas e das cores. Distribuindo folhas A4 e marcadores, convidava as crianças a desenhar determinadas peças de que, posteriormente, faziam a descrição. Nunca esquecerei o entusiasmo destes alunos e da sua mentora...

De muitos outros dias no Museu, registo uma segunda-feira fria de Dezembro de 2002? ( o Museu era todo nosso), onde observámos, falámos e escutámos muito...até um sermão do Padre António Vieira na Capela das Albertas...
A Capela encontra-se, presentemente, encerrada ao público. Está na iminência de ruir e por isso, pergunta-se: para quando o restauro?

Não há visita ao Museu sem um olhar sobre o Tejo, porque a vista é sempre deslumbrante. Esta tarde, particularmente amena, um navio (Albatroz) ancorado convidava a partir para além...
De regresso do Museu, tomei o metro para a Baixa onde tive uma agradável surpresa à saída na Baixa-Chiado, na Rua da Vitória: uma lua-cheia por detrás da Rua da Madalena iluminava o céu. Mais uma bela imagem neste fim de tarde em Lisboa!


Sem comentários: