sexta-feira, 21 de novembro de 2008

John Kennedy


John Fitzgerald Kennedy (29 de maio de 1917 – 22 de novembro de 1963) XXXV presidente dos Estados Unidos da América


John Kennedy, tornou-se, aos 43 anos, o mais jovem presidente dos EUA.
A eleição correspondia a uma onda de esperança para os americanos e para o Mundo. O seu consulado não teve, porém, um final feliz. E é a passagem do seu assassinato em 22 de Novembro, em Dallas, que hoje se assinala. Passaram já 45 anos...


Também em 1960 se acreditava numa "presidência de mudança". A prioridade recaía na questão dos direitos humanos, na justiça social e na luta contra a corrupção. A nível externo, John Kennedy alimentava ainda as esperanças dos países do Terceiro Mundo e dos territórios coloniais.

Numa conjuntura de guerra fria, o novo e jovem Presidente sofreu o afrontamento da URSS em crises bem conhecidas: a questão de Cuba e dos mísseis soviéticos e a construção do Muro de Berlim.

Enfrentando com determinação a URSS, embora consciente do perigo nuclear, Kennedy estabeleceu uma linha de comunicação directa com Moscovo (de Khuschev): o chamado "telefone vermelho".


Na primeira visita à Europa deteve-se junto ao Muro de Berlim, onde se proclamou "berlinense", uma frase emblemática que, desde então, tem sido muito glosada...


Pelo discurso fácil e carismático, John Kennedy continuará a ser lembrado. Seguem-se algumas das suas mais célebres afirmações que, naturalmente, merecem ser objecto de reflexão.


  • Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por cépticos ou cínicos cujos horizontes são limitados por realidades óbvias. Precisamos de homens e mulheres que consigam sonhar com coisas que nunca existiram.




  • Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância.


  • Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostaríamos de fazer.


  • Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos.Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.


  • A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.


  • A vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã.


  • Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos.


  • Não é lamentável que só possamos obter a paz preparando-nos para a guerra?

In Internet, Google

Sem comentários: