terça-feira, 25 de novembro de 2008

Natal à vista...

Na Madeira o Presépio configura-se na Lapinha: uma composição religiosa com elementos do quotidiano local, semelhante aos "tronos" de Santo António.

No presente caso, observe-se que, tendo já passado a fase de recém-nascido, o Menino assemelha-se mais à imagem do "Menino Jesus de Praga" ... e é dessa forma que o povo madeirense aprecia o seu Presépio.

O calendário aponta a proximidade do Natal, uma festa que me traz sempre alguma nostalgia. Lembranças de outros "natais": família maior, menos exigente materialmente e mais feliz...

Mudam os tempos, mudamos nós e, naturalmente, aceite-se a mudança. Não obstante, seja-me permitido recordar a nostalgia do Natal pela voz de David Mourão Ferreira, o poeta que bem soube interpretar este sentimento da mudança e da partida...


Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que se veja à mesa o meu lugar vazio
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que só uma voz me evoque a sós consigo
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que não viva já ninguém meu conhecido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem vivo esteja um verso deste livro
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que terei de novo o Nada a sós comigo

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem o Natal terá qualquer sentido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
cêem que o Nada retome a cor do Infinito vir
David Mourão Ferreira

Sem comentários: