segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Guerra, outra vez?
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Maloff, D.Branca e afins
Afinal, copia-se tudo. O modelo americano sempre teve muita força!...
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
sábado, 20 de dezembro de 2008
Menino Jesus e o Poeta
Maria Bethânia, interpretando Menino Jesus, um retrato criado pela imaginação poética de Fernando Pessoa.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Passar pela Escola
Quer viver mais dez anos?
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Sinalética curiosa
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
António Lobo Antunes
E é, então, o momento do vazio do escritor, angustiado pela necessidade de produzir mais... será ilimitada a criatividade?
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Margaridas
domingo, 14 de dezembro de 2008
Adeste Fideles
Sabe-se que esta música foi cantada na embaixada portuguesa em Londres em 1797.
Muitos consideram que "Adeste Fidelis" é da autoria do rei português D. João IV.
O sucesso da música, fez com que surgissem várias versões desta, em diversas línguas. Entre essas contam-se "O come all ye faithfull", de origem inglesa".
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
A força da família
Para mim, o calendário funciona como uma campainha. Cada dia é um toque a indicar deveres e a avivar memórias. Às vezes, estas sobrepõem-se ao presente como aconteceu hoje.
Lembrança deste dia no ano de 1951 quando o meu avô Francisco, saindo do hospital em Lisboa, regressou a casa para morrer. Era já noite e, embora sendo criança ( ou talvez por isso ) lembro-me bem da confusão vivida nesse momento: a ambulância parada, piscando e os movimentos rápidos e silenciosos dos bombeiros e do enfermeiro de bata branca que segurava um balão de oxigénio...
E, passadas poucas horas, o meu avô falecia na sequência da insuficiência cardíaca que o tinha levado ao internamento no Hospital de Santa Marta. Repetidas vezes, ouvi contar esses momentos finais do meu avô que, pedindo mais oxigénio, recomendava aos filhos que fossem "sempre sérios". Essa preocupação pela honestidade acompanhou-o ao longo de toda a vida e creio que os filhos souberam sempre respeitar o seu pedido.
Gostava muito do meu avô que todos consideravam um homem recto e bondoso. Das histórias que contava pouco recordo, ainda que as conheça de cor, tantas vezes os meus pais e tios as referiram. Pessoa respeitável que nunca precisou de levantar a voz para se impor, embora gostasse muito de conviver.
Quis deixar esta mensagem para que os mais novos saibam alguma coisa do avô, dado que a maioria dos meus primos nasceu já depois da sua morte. Lembrar uma herança que nunca se esgota, a honestidade no trabalho e na palavra: valores mais importantes que uma grande fortuna.
Mais tarde, percebi que o meu avô teve a melhor assistência possível no hospital, onde pontificava um médico famoso, o Professor Eduardo Coelho. À distância do tempo, creio que os recursos actuais da medicina talvez lhe pudessem ter prolongado a vida!
E hoje, quando já passei a idade do meu avô, graças ao crescente aumento da esperança de vida, apetece-me "parar para balanço". Que valores deixo à minha família? Será que soube cumprir a vontade do meu avô? E, por outro lado, que afecto mereço dos mais novos?
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Imaculada Conceição
Natal antecipado
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Carta a um homem inteligente...,
Manuel Dias Loureiro é, indiscutivelmente, um homem inteligente, trabalhador e competente. Por isso se tornoui um dos mais importantes militantes do PSD, chegando a secretário-geral dos sociais-democratas. Por iso se tornou um dos pilares do chamado cavaquismo,, exercendo bem os cargos político-ministeriais que ocupou. Por isso, após ter abandonado a política, se tornou num importante homem de negócios de sucesso. Rico no dizer de alguns. Com uma vida confortável, segundo o próprio.
Ninguém consegue uma carreira assim sem ser meticuloso e cuidadoso: no primeiro caso tomando nota de todos os factos que possam vir a ser relevantes para esclarecer o passado ou iluminar o futuro; no segundo escolhendo as companhias que permitam chegar ao topo da montanha.
No caso do Banco Português de Negócios, Dias Loureiro diz certamente a verdade - a sua verdade. Mas há factos que, pelo menos, a contraditam. Vejamos.
(segue-se o desenvolvimento de quatro contradições) (...)
Ora, um homem inteligente, meticuloso e cuidadoso não se dá com pessoas como o senhor Hoyos; muito menos propõe negócios com tais pessoas; e ainda menos em operações através de de zonas "offshore". Dias Loureiro tem, pois, de se esforçar um pouco mais nas explicações para nos provar que merece continuar a ocupar o alto cargo de conselheiro do Estado da República Portuguesa. Ou que passou a ter uma vida confortável, nas suas palavras, exclusivamente como resultado do seu enorme talento e do seu inusitado esforço. Porque como escreveu Pacheco Pereira na "Sábado", "ficar milionário do nada, tornar-se um grande capitão de negócios "ex-nihilo", um superadvogado de grandes negócios, um dono de empresas valendo milhões, isso é impossível com um salário de deputado ou ministro".
Expresso, Caderno de Economia, 29 Novembro 2008
Ottorino Respighi
Pini de Roma, Pinheiros de Roma,poema sinfónico de Ottorino Respighi (1879-1936), obra que nos transporta ao espaço da "cidade eterna": Villa Borghese,Catacumba, Janículo e Via Appia.
Fica um registo para despertar o apetite para mais...
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Veneza...
Na Praça de S. Marcos, transformada num imenso lago em comunicação com novos canais ( "ruas" no resto do ano ), circula-se agora de gôndola...
É o resultado da subida da maré ou "acqua alta" como dirão os italianos. Para registo destas variações climatéricas, fica a notícia.
Recorde-se que a pior situação aconteceu em 1966, quando o nível da água chegou aos quase dois metros."
Restauração
Neste dia 1º de Dezembro, feriado nacional, não podia deixar de falar da Restauração. Nesse longínquo 1640, um grupo de "conjurados" fez valer a vontade de romper com a Espanha e recuperar a independência deste pequeno país no extremo mais ocidental da Europa...
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Portugueses felizes?
A felicidade é como as bolas de sabão, que todos fizemos (ou ainda fazemos): bela e fluída, mas dura pouco.
Japão, a pátria do sorriso
Em todas as circunstâncias da vida, o japonês sorri sempre, pelo menos assim acontecia há cem anos. Mas os europeus residentes nesse país, alteraram esse hábito...como observa ironicamente, em 23 de Junho de 1905, o autor de Cartas do Japão.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Bombaim
Cinco portugueses entre os sequestrados no Hotel Taj Mahal
Hoje às 22:17
Pelo menos cinco portugueses estiveram retidos no Hotel Taj Mahal, em Bombain, durante o ataque ao edifício. Segundo uma cidadã portuguesa, as cerca de 200 pessoas retidas naquele espaço já foram libertadas. Entretanto, a televisão Sky News avançou que existem cerca de 900 feridos, para além dos 78 mortos confirmados pelas autoridades locais.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou, esta quarta-feira, a TSF que a embaixada de Portugal em Nova Deli foi contactada por uma portuguesa que esteve retida no Hotel Taj Mahal durante o sequestro levado a cabo por um grupo de homens armados.
Segundo aquela cidadã, pelo menos 200 pessoas estavam retidas naquele espaço, sendo que todas foram entretanto libertadas.
A portuguesa informou ainda o Ministério dos Negócios Estrangeiros que os cinco portugueses ficaram sem qualquer documentação.
A tutela ressalvou ainda que nenhuma destas confirmações foi oficialmente confirmada.
O Governo português já desaconselhou qualquer viagem para a Índia.
Pelo que pode ver-se nas imagens das televisões CNN e SKY News, os andares superiores do Hotel Taj Mahal estão em chamas.
A comunidade internacional, a uma voz, apressou-se a condenar estes atentados.Segundo aquela cidadã, pelo menos 200 pessoas estavam retidas naquele espaço
Benjamin Britten
Ninguém escapa ao hábito de associar datas a sinais de bom prenúncio. Razão mais auspiciosa será a que vier adscrita a uma personalidade relevante ou virtuosa.
Vem isto a propósito da passagem do dia de Santa Cecília, protectora dos músicos...
Ora, por coincidência, 22 de Novembro foi também o dia do nascimento de um grande músico inglês, Benjamin Britten. Feliz acontecimento no ano de 1913 que, de certo, não teria passado despercebido a familiares e amigos. E entre o prenúncio e o desejo, o futuro depressa confirmava a grande intuição musical do menino.
A manifestação precoce do seu talento deu-lhe fama e prestígio. Trabalhou na América, mas regressou à pátria quando os bombardeamentos diários atingiam Londres durante a II Guerra Mundial. Nesta cidade morreu em 1976.
Manteve uma actividade diversificada em muitos géneros: música sacra e música profana que produziu para grandes acontecimentos e actos de "pompa e circunstância". Trabalhou muito para cinema e, como seria de esperar, deixou também o seu nome associado a Santa Cecília.
Atendendo à época, registo uma interpretação do grupo Haarlem Voices, um tema natalício This little Babe...
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Natal à vista...
em que se veja à mesa o meu lugar vazio
Há-de vir um Natal e será o primeiro
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Alunos portugueses
sábado, 22 de novembro de 2008
Ambrósios...
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
John Kennedy
John Kennedy, tornou-se, aos 43 anos, o mais jovem presidente dos EUA.
- Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por cépticos ou cínicos cujos horizontes são limitados por realidades óbvias. Precisamos de homens e mulheres que consigam sonhar com coisas que nunca existiram.
- Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância.
- Se formos mudar as coisas de modo como devem ser mudadas, teremos de fazer coisas que não gostaríamos de fazer.
- Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos.Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.
- A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
- A vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã.
- Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos.
- Não é lamentável que só possamos obter a paz preparando-nos para a guerra?
In Internet, Google
Ser livre em Cabo Verde
Quando o mar rodeia todo o espaço, é possível sentir a liberdade?!...
Assim sentem os caboverdianos na expressão poética de António Lobo Antunes.
In António Lobo Antunes, Letrinhas de Cantigas, Dom Quixote
Ensaio sobre a cegueira
O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Calado, porquê?
domingo, 16 de novembro de 2008
USA, crianças abandonadas
Adolescente de 17 anos é abandonado em hospital de Nebraska
Da EFE
Washington, 30 out (EFE) - Um adolescente de 17 anos foi abandonado em um hospital de Nebraska sob o amparo de uma lei que exime de processo criminal os pais que deixam os filhos com menos de 19 anos em determinados locais públicos.
O jovem, de 17 anos, foi abandonado no Hospital de Omaha na quarta-feira à noite.
Nebraska foi o último estado a articular uma legislação de proteção infantil, concebida com o objetivo de dar amparo às crianças quando os pais tiverem dificuldades para criá-las.
A lei substituiu outras normas sobre o abandono de menores que estabeleciam punições por negligência infantil - uma falta menos grave - ou abuso infantil - mais grave.
Desde que a regra entrou em vigor, nenhuma das 24 crianças abandonadas em hospitais era recém-nascidos e três eram inclusive de outros estados.
A ausência de um padrão nacional fez com que os legisladores de Nebraska utilizassem o termo genérico "criança" na lei.
Pelo menos 15 Estados do país utilizam o limite dos três dias de idade -o mais comum- para aplicar iniciativas parecidas, segundo a National Safe Haven Alliance.
O segundo limite mais utilizado é o dos 30 dias, embora este período mude segundo o estado.
Por exemplo, em Iowa, a idade máxima que um menor pode ter para ser abandonado é de 14 dias, enquanto em Dakota do Sul o limite é fixado em 60 dias de idade. EFE
sábado, 15 de novembro de 2008
Modigliani
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Gershwin e Summertime
Composição: George Gershwin
Summertime the weather is easy.
Fish are jumping out
And the cotton is high
Your daddy's rich
And your ma is good-looking
So hush, pretty baby
Don't you cry, don't you cry.
One of these mornings
You've got to rise up singing,
Then you're spread your wings
And you'll take to the sky
But until that morning,
That ain't nothing can be and you
Please daddy and mammy
Standing by
Don't you cry, oh baby
Don't you cry
Gershwin, compositor extraordinário que vale a pena recordar...
Celebration
Singapura e as orquídeas
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Lisboa no Outono
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Amazónia
No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.
É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país.
Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade."
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Miriam Makeba
"Miriam Makeba (Joanesburgo, 4 de março de 1932 - Castel Volturno, Itália, 9 de novembro de 2008) era uma cantora sul-africana também conhecida como "Mama Afrika" e grande ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid na sua terra natal."
Dados biográficos mais completos podem ser consultados na Wikipédia. "Pata Pata" é a interpretação mais popular do reportório da Cantora que viveu, lutando pela liberdade até ontem...quando a morte a levou!
Criança japonesa
Conhecem o Capuchinho Vermelho?
Toda a gente conhece o conto de Pérrault: a menina que, tendo ido visitar a avó, acabou apanhada pelo lobo mau.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Obama, o presidente
Mas esta campanha não foi isenta de dificuldades: a cor da pele do candidato, o nome, a desconfiança relativamente ao seu credo religioso e ainda acusações de relacionamento com elementos próximos de terrorismo...
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
À volta do Mundo
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Japão, condição da mulher
Tudo muda, tudo se transforma, mas há estruturas mais resistentes que outras. As mentalidades entram neste caso, porque os costumes, as maneiras de pensar e as regras sociais não se podem mudar por decreto.
De todo o lado, surgem obstáculos: da família, do meio socio-profissional e cultural. São regras seculares que formam um complexo socio-cultural que, inculcadas ao longo de gerações, resistem a qualquer alteração. Da dicotomia entre a imobilidade e a lenta e gradual alteração configuram-se situações de conflitualidade e até de guerras, as quais podem ser comprovadas pela História e pela observação da realidade presente.
A este respeito achei interessante trazer o depoimento de Wenceslau de Moraes acerca da condição da mulher japonesa. Proponho a sua leitura, onde facilmente se revela a posição do autor.
"No Japão não medra o feminismo, apenas alguma rara dama nipónica excêntrica, educada em em qualquer universidade da América, vem de quando em quando para a imprensa enfastiar-nos com os futuros destinos das suas compatrícias. O japonês, como todo o oriental, mas talvez mais do que os outros orientais, nutre um alto orgulho de si mesmo, considerando seu inferior o ente feminino. Ele é o chefe da família, ele é o dirigente, ele é o rei; a mulher obedece-lhe. Dever ver-se nisto, principalmente, a consequência de uma organização especialíssima da família nipónica, em que a importância do indivíduo é sacrificada à importância da pátria, os sentimentos íntimos sacrificados aos sentimentos cívicos, o bem de um sacrifícado ao bem de todos.
O japonês não reconhece na sua companheira energias de inciativa e lucidez de raciocínio capazes de labutarem a par das suas. A mulher é primeiro que do que tudo um ser docemente fraco, carecendo do amparo varonil em todas as fases da sua existência. Assim é que um dos mais antigos preceitos da moral indígena impõe à mulher obediência a seu pai ou a seu irmão enquanto solteira, a seu marido no estado de casada, e a seu filho mais velho quando viúva. O japonês ama a mulher como ele e nós amamos as crianças, acentuando sempre nas suas relações de convívio um sentimento de protecção e de cariciosa autoridade.
O marido trata a mulher por tu, ela dá ao marido o título de senhor. O japonês ocupa o primeiro lugar em qualquer parte, a esposa o segundo; na rua ele caminha em frente, ela segue-lhe os passos; uma merca que se faça, um volume qualquer embaraçoso, é a mulher que se ocupa dele, deixando ao esposo os movimentos livres. É isto que, à primeira vista, mais surpreende o europeu, quando pousa os olhos na família na família nipónica; mas não vos parece que estas regras exteriores, filhas dos costumes, do hábito, nada podem traduzir com respeito ao grau de afectos entre o marido e a mulher?"
Wenceslau de Moraes, Cartas do Japão, 17 Maio 1905 in A Vida Japonesa
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Congo, de novo a guerra
domingo, 2 de novembro de 2008
A arte do azulejo
Capela das Almas
Para saber mais, transcrevo algumas notas
Na fachada (do lado da Rua de Santa Catarina) merecem realce as cenas das "Almas do Purgatório", as decorações e quadros alusivos à Eucaristia e as composições sobre a vida de Santa Catarina e São Francisco: "São Francisco recebe os estigmas de Cristo" e "Coroação de Santa Catarina".
O painel da parede lateral voltado para a Rua Fernandes Tomás, tem várias cenas da vida de Santa Catarina e de São Francisco de Assis. Dedicados a Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real, martirizada no Monte Sinai, os azulejos apresentam as seguintes cenas: "Santa Catarina discute com os sábios de Alexandria" (18 dos quais ela conseguiu converter), "A vitória de Santa Catarina anunciada por um anjo" e "Súplica de Santa Catarina no ato de ser degolada".
In Internet, saber cultural .