Vinicius é um grande poeta que soube transmitir aquilo que o comum sente, mas não sabe exprimir. Escolhi este poema adequado à época de Natal. Aos amigos, próximos ou distantes, que sempre "comunicam" connosco...em Deus,
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Amigos em comunhão com Deus
Vinicius é um grande poeta que soube transmitir aquilo que o comum sente, mas não sabe exprimir. Escolhi este poema adequado à época de Natal. Aos amigos, próximos ou distantes, que sempre "comunicam" connosco...em Deus,
Empobrecer. Emigrar. Morrer?
Pensionistas, que futuro?
"A confederação dos reformados, pensionistas e idosos considera o aumento das taxas moderadoras um “imposto disfarçado” e receia que a medida afaste dos utentes dos serviços públicos, fazendo disparar a morbilidade e mortalidade, avança a agência Lusa.
Em comunicado, a MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos afirma que o aumento das taxas moderadoras vai provocar o afastamento de milhares de portugueses, designadamente reformados e pensionistas, dos serviços públicos de saúde, com o consequente agravamento das suas doenças e aumentando deste modo a morbilidade e a mortalidade."
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Sol de Inverno
Sá, uma aldeia democrática
A RTP passou a estória da freguesia de Sá, um exemplo de democracia directa, onde os habitantes exprimem livremente os seus pareceres e anseios. Nota interessante: um projecto que associa a modernidade e a tradição, realidades de gerações distintas que passaram a unir o povo da aldeia. Internet wireless e rebanho comunitário. Sabe lá se não está aqui o segredo para combater a desertificação e atrair mais gente para o interior!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Portugal entre os paises lusófonos...
O índice, realizado pelo serviço de investigação da revista "The Economist", vai na quarta edição e avalia as democracias de 165 estados independentes e dois territórios, colocando-os em quatro categorias: democracias plenas, democracias com falhas, regimes híbridos e regimes autoritários.
Segundo o relatório, Cabo Verde é o 26.º país mais democrático e o primeiro na categoria das democracias com falhas, sendo seguido de Portugal. Os dois países trocaram de posição, já que em 2010 Portugal era o 26.º e Cabo Verde o 27.º.
Cabo Verde é referido como um dos seis países da região da África subsaariana onde as eleições são consideradas livres e justas, juntamente com o Botswana, o Gana, as Maurícias, a África do Sul e a Zâmbia.
Entre as democracias com falhas surgem ainda Timor-Leste, que se manteve no 42.º lugar, e o Brasil, que desceu da 47.ª para a 45.ª posição, ex-eaquo com a Polónia."
sábado, 17 de dezembro de 2011
Cesária Évora, a saudade
Cesária deixou-nos. A notícia, não sendo de todo inesperada, traz-nos à lembrança a nostalgia de uma voz inconfundível que soube dar nome a Cabo Verde. Nesta hora, o povo enlutado chora a perda da sua Artista maior, a qual há-de ser sempre recordada com saudade...a sôdade que ela tão bem cantava.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Touradas à Corda nos Açores
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Itália e as medidas de austeridade
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Quando o milagre acontece!
Numa pequena balsa, seis pescadores perdidos no Atlântico durante sessenta horas. Mais um naufrágio de pescadores de Caxinas era o pensamento geral, incluindo o dos familiares. Buscas infrutíferas, perdida a esperança até que a boa nova chegou cerca das 11 horas da manhã. Acompanhei os pormenores e comovi-me...
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Da Corrupção...
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Eunice Munoz...setenta anos de artista
domingo, 27 de novembro de 2011
Fado é Património Mundial
Alegremo-nos no dia em que o Fado passa a património imaterial da humanidade. Não é preciso saber cantar, basta ouvir e sentir o fado. Ao acaso, deixo três interpretações.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
"A minha palavra favorita"
A segunda letra é um m, de madrigal, de mãe, de morte, porque o amor é sempre uma maneira de afastar a mãe, de adiar a morte.
O o não falará de ódio, nem de olvido - é um o de orgulho, de odisseia, é uma praia quando a maré está cheia e a areia diminui envergonhada e frágil.
O r é o que resta quando o amor acaba - quantas vezes remorso, raiva, rebeldia e a memória longínqua do primeiro dia da primeira palavra, do primeiro beijo.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
A fidelidade de um Cão
Uma mensagem especialmente dirigida aos que abandonam os animais. A fidelidade do cão é proverbial e a presente história confirma-o. Depois de esperar tanto tempo, ainda não esqueceu a perda da dona. Retomar a normalidade é agora a tarefa dos adptantes que, pouco a pouco, ganham a confiança do animal. Ignorando-se o seu nome, pede-se a colaboração dos telespectadores na escolha da nova identidade...
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Economia e crise, uma explicação...
Para que conste, registo o mail que a Guida me enviou. Muito pertinente a explicação, porque estes são, de certo, os "males" (todos os males?) desta crise global. Mensagem que remete para a reflexão de todos nós, cidadãos comuns e políticos. A estes exige-se a resposta adequada, espera-se que seja com a maior brevidade...
Do marron glacé e da poesia
"Canção de Pedroca
Quando nos apaixonamos
Poça d'água é chafariz
Ao olhar o céu de Ramos
Vê-se as luzes de Paris
No verão é uma delícia
A brisa fresca de Bangu
Mesmo um cabo de polícia
Só nos diz merci beaucoup
Eu ouço um samba de breque
Com Maurice Chevalier
Bebo com Toulouse Lautrec
No bar do Caxinguelê
Daí ninguém mais estranha
O Louvre na Praça Mauá
E o borbulhar de champanha
Num gole de guaraná
Cascadura é Rive Gauche
O Mangue é Champs Elisées
Até mesmo um bate-coxa
Faz lembrar um pas-de-deux
Purê de batata roxa
Parece marron glacé
Chico Buarque "
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Futebol, a alegria que nos faltava
Confesso que gostei muito do jogo. Da luta esforçada e da entre-ajuda destes rapazes que trabalharam todos para o mesmo lado. Cristiano, que muitas vezes tem sido acusado de vedeta, jogou para a equipa. E a sorte compensou-o com dois golos...
Gostei também muito da alegria no Estádio. À saída havia sorrisos, e gritos de jovens e de outros menos jovens. Em todos o mesmo estado de alma, uma alegria que dura até hoje e que, espero, há-de prolongar-se. Tudo isso, porque ganhámos. Um sentimento de euforia associado à manhã de Sol que, segundo um ouvinte de TSF, se reflectia no número de vendas acabadas de fazer. Optimismo precisa-se! Que venham mais momentos destes!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Cidades perdidas no Saara
"Satélites revelam que existem mais de 100 cidades com fortes e castelos, escondidas no deserto do Saara, na Líbia.
As cidades pertenciam a uma civilização muito antiga, conhecida como os Garamantes, e esta descoberta mostra que, embora fossem bárbaros nómadas, eram muito mais complexos do que aquilo que se acreditava.
David Mattingly, o chefe da exploração, disse que "os Garamantes eram muito civilizados, viviam em grandes aldeias fortificadas como agricultores nos oásis". Eram um Estado com uma linguagem escrita e tecnologias avançadas. Foram pioneiros no estabelecimento de rotas de comércio pelo Saara.
A descoberta desta civilização vai permitir que "crianças líbias conheçam a sua história", disse Mattingly.
O fim do conflito armado na Líbia vai permitir que arqueólogos britânicos retomem as investigações no sudoeste do país, de onde tiveram de sair em Fevereiro, quando começou a revolta contra Kadafi, morto a 20 de Outubro.
A equipa de exploração já conseguiu identificar restos de tijolos de complexos semelhantes aos castelos, com paredes ainda existentes, além de traços de habitações, cemitérios, poços e sistemas de irrigação."
Exílios dourados em Portugal
domingo, 13 de novembro de 2011
Origens de Winston Churchill
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Agente Meirelles, precisa-se!
"Gentilieza gera gentileza", o espírito de cidadania de um polícia brasileiro.
Quem dera ter muitos agentes policiais como este!
Surfar em Portugal!...
Para aliviar da onda negativa das últimas mensagens, remeto-vos literalmente para uma outra onda. Uma onda gigante na Nazaré que teve honras de acontecimento no mundo surfista quando um dos "seus melhores" a desfrutou...
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Europa, Europas...que futuro?
terça-feira, 8 de novembro de 2011
O prazer de ouvir Liszt
"A música gera um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir. " Confúcio
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
A solidão de um político
Sendo humanos, os políticos comportam-se como todos nós. Hoje penso naqueles que, agindo de boa fé, sentem a incompreensão do povo e até dos seus mais próximos colaboradores.Pressionados por todos os lados, tomam decisões em nome do colectivo que os acusa e recrimina.
Não distingo entre esquerda e direita, porque os sentimentos de injustiça a todos afecta. Olho para a velha Europa que, segundo se diz, virou "à direita". E dizem os seus apoiantes que isso fica a dever-se aos erros cometidos pelos governos de "esquerda". Perigosa generalização. Se não, veja-se o caso de dois países hoje em foco: Grécia e a Itália. O primeiro, socialista, procura sobreviver depois de um governo conservador e o segundo que, estando sob a batuta de Berlusconi, ameaça naufragar. Ambos sob a prescrição de um remédio doloroso que produz graves efeitos na vida do povo... que reage.
Por esta hora, o Parlamento de Atenas debate a crise. A proposta de referendo caiu e Papandreu, atacado interna e externamente, procura justificar-se. Não sei qual o desfecho, mas confesso que compreendi a atitude do Primeiro-Ministro. Devolvendo a palavra ao povo, quis "responsabilizar" todos os gregos. Então, a "Europa estremeceu", dando sinais de reconhecer que as culpas não abrangem só os devedores. Isso mesmo compreenderam os gregos. Ou, pelo menos, alguns. Ouvindo tais depoimentos não pude deixar de pensar que a democracia nasceu em Atenas. E de como em nome de uma ideia se pode viver em solidão...
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Noite, curiosidades de uma palavra
Inglês - night = n + eight.
Alemão - nacht = n + acht.
Espanhol -noche = n + ocho.
Italiano -notte = n + otto."
Pela música eleva-se a alma
"A música é celeste, de natrureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição."
Aristóteles
"Um músico é um médico da alma - presta um serviço a quem o ouve."
Sara Tavares
sábado, 29 de outubro de 2011
"Manter intocável a fé na democracia"
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Palram pega e papagaio...
E cacareja a galinha;
Os ternos pombos arrulham,
Geme a rola inocentinha.
Muge a vaca, berra o touro,
Grasna a rã, ruge o leão
O gato mia, uiva o lobo,
Também uiva e ladra o cão.
Relincha o nobre cavalo,
Os elefantes dão urros,
A tímida ovelha bala,
Zurrar é próprio dos burros.
Regouga a sagaz raposa
Bichinho muito matreiro;
Nos ramos cantam as aves,
Mas pia o mocho agoureiro.
Sabem as aves ligeiras
O canto seu variar;
Fazem gorjeios às vezes,
Às vezes põem-se a chilrar.
O pardal, daninho aos campos,
Não aprendeu a cantar:
Como os ratos e as doninhas
Apenas sabe chiar.
O negro corvo crocita,
Zune o mosquito enfadonho;
A serpente no deserto
Solta assobio medonho.
Chia a lebre, grasna o pato,
Ouvem-se os porcos grunhir;
Libando o suco das flores,
Costuma a abelha zumbir.
Bramem os tigres, as onças,
Pia, pia, o pintainho;
Cucurita e canta o galo,
Late e gane o cachorrinho.
A vitelinha dá berros;
O cordeirinho, balidos;
O macaquinho dá guinchos,
A criancinha vagidos.
A fala foi dada ao homem,
Rei dos outros animais:
Nos versos lidos acima
Se encontram, em pobre rima,
As vozes dos principais.
Pedro Dinis
Poesia de infância que aprendíamos, cantando. Tantas são as vozes que apetece recordar os animais...
Bolshoi reabre hoje
"O Teatro Bolshoi de Moscovo reabre as suas portas esta sexta-feira, depois de obras de restauro que duraram seis anos e custaram cerca de 500 milhões de euros.
"O principal teatro do país deve ser assim: belo, pomposo e com equipamentos modernos. A área do teatro duplicou e temos vários palcos de ensaios, por isso podemos preparar, ao mesmo tempo, espectáculos de ópera e de bailado", justificou Anatoli Iksanov, diretor-geral do mais conhecido teatro russo.
"O concerto de gala será um espectáculo pouco comum, dedicado à história do Teatro Bolshoi e às pessoas que antes trabalharam nele. Irá durar hora e meia e conta com a participação de todos os artistas do teatro, bem como de cinco cantores de ópera de renome mundial", anunciou Tcherniakov, sem avançar mais pormenores.
Medvedev e Putin devem estar presentes
O bailado "A Bela Adormecida", de Piotr Tchaikovski, e a ópera "Ruslan Liudmila", de Mikhail Glinka, foram os espectáculos escolhidos para estrearem o palco principal do teatro.
A cerimónia de abertura será transmitida por todos os canais federais de televisão russos, bem como em 600 cineteatros em numerosos países do mundo.
Porém, na Internet, foram postos à venda por desconhecidos bilhetes falsos de ingresso, cujo preço varia entre 2300 euros e os 40 mil euros. O Ministério da Cultura da Rússia viu-se obrigado a abrir um inquérito para averiguar a origem desse negócio.
As obras de restauração permitiram dar ao exterior e interior do edifício o aspecto original, que tinha antes da revolução comunista de Outubro de 1917.
Foram retirados da fachada do teatro e do palco principal símbolos soviéticos como a foice e o martelo, tendo sido substituídos pela águia bicéfala, símbolo da Rússia czarista reabilitado depois da queda do comunismo no país.
Além disso, os construtores aproveitaram para reforçar os alicerces do edifício e construir uma garagem subterrânea de vários andares.
O primeiro edifício do Teatro Bolshoi (que significa "Grande", em russo) foi construído em 1780 e deve o seu nome ao facto de se encontrar na mesma praça do Teatro Malii ("Pequeno", em russo).
Depois de dois fortes incêndios que o destruíram quase completamente, um deles quando das invasões napoleónicas de 1821, adquiriu o aspecto que possui actualmente.
Durante a II Guerra Mundial (1939-1941), o edifício foi atingido por uma bomba da aviação nazi, mas os danos foram rapidamente reparados.
O Teatro Bolshoi constituiu, durante toda a sua história, uma autêntica "fábrica" de estrelas de ópera e bailado.
Cantores de ópera como Fiodor Chalapin e Galina Vichnevskaia, bailarinas como Galina Ulanova e Maia Plissetskaia muito contribuíram para a glória desse teatro. "
Internet, http://aeiou.expresso.pt/esplendor-do-teatro-bolshoi-esta-de-volta-fotogaleria=f683950#ixzz1c65lbAGe
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Burgos e El Cid
domingo, 23 de outubro de 2011
Coragem moral
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Reformas, subvenções e mordomias dos políticos
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Este nosso mundo de violência
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Telemóveis, um instrumento para sair da crise
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Austeridade social
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Do tempo das borboletas
"Tenho fases como a Lua..."
LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...
Cecília Meireles
Na Sombra do Poder
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Descartes...faz-nos falta!
Não bastou a lição da crise de 1929? Ironicamente Descartes falava na boa distribuição do bom senso que a todos contentava. Pena é ele não poder descer à Terra e gritar bem alto as boas regras do racionalismo. Só isso...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
domingo, 9 de outubro de 2011
A ficção virou realidade...
Duas gravuras do começo do século XX: imagens de um visionário, diriam muitos. Pois, antes de 2000, ultrapassou-se a ficção. Os robots já não espantam ninguém e as notícias entram-nos em casa com o peso máximo do real. Lemos, ouvimos e visualizamos...tudo ao toque de um clic. É assim este "admirável mundo novo"!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Apagou-se uma estrela, Steve Jobs morreu
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
A Presidência da República e os gastos régios
"A notícia era discreta, sem foto, no canto inferior esquerdo de uma página "secundária" de Jornal: Cavaco Silva foi aos Açores por cinco dias com sua mulher e mais 30 pessoas. Pelo menos é este o número oficial dado a conhecer aos jornalistas, ou seja, o número que se quer passar aos portugueses. Gostava que o sr. Presidente explicasse a gente ignorante como eu porque precisa de levar consigo 12 agentes de segurança (que risco corre nas ilhas portuguesas e pacatíssimas como são as dos Açores?), o chefe da Casa Civil (mais mulherzinha), quatro assessores, dois consultores, o médico pessoal, uma enfermeira e - cúmulo do ridículo, do supérfluo, do exagero e do fútil - dois bagageiros, dois fotógrafos oficiais e um mordomo, como se nos Açores não houvesse ninguém para os receber. (Se leva 30 ali ao lado, o que fará noutras andanças? Ou viaja também em classe económica "para dar o exemplo", como Passos Coelho?) Reiterou Cavaco à chegada ao arquipélago: "Ninguém está imune aos sacrifícios". E esta hein? Podemos concluir então que, em tempo de vacas gordas, a comitiva seria de dimensões mais provocadoras...(....)"
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
"Para quê? Até quando?"
Vodafone, publicidade vergonhosa
Indigna-me este anúncio da Vodafone, exemplo flagrante do vale tudo na publicidade. Socialmente ofensivo, atentando contra a dignidade da mulher, da professora em particular. Recorrer à sexualidade configura uma imaginação pobre e que, no presente caso, convida ao desrespeito e indisciplina.
sábado, 24 de setembro de 2011
A última Tourada em Barcelona
Espera-se uma gloriosa faena de José Tomas. Muita sorte lhe desejamos. A felicidade que faltou a um outro José. Chamava-se José Falcão, o matador de Vila Franca, colhido mortalmente em Barcelona no dia 11 de Agosto de 1974. Mais um motivo para registar.