sexta-feira, 4 de julho de 2008

American life

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie dispensam apresentações. Mas nunca é de mais falar daquela que é a família mais engraçada e politicamente incorrecta do mundo. Tanto mais que estão de parabéns. A família Simpsons comemorou ontem os seus 20 anos de vida, que é como quem diz de carreira.
Foi no dia 19 de Abril de 1987 que Os Simpsons foram emitidos pela primeira vez na televisão norte-americana, à data inseridos num show de Tracey Ullman. O sucesso foi tanto que dois anos depois ganharam a sua independência e tiveram honras de se estrear com um programa só seu (episódios de trinta minutos), que é hoje o desenho animado com maior longevidade nos EUA, com direito a um lugar no Guinness, o livro de recordes.Criada por Matt Groening e James L. Brooks, a família Simpsons tem sido um caso de sucesso. O seu humor subversivo e as sátiras à classe média e ao modo de vida americano, colocando "o dedo nas feridas", e as suas críticas a outros países, têm granjeado fãs um pouco por todo o mundo. O jeito preguiçoso de Holmer, o pai, o lado de mãe-galinha de Marge, o carácter traquinas de Bart, o primogénito, o ar certinho e responsável de Lisa, a filha do meio, e as primeiras palavras de Maggie têm encantado miúdos e graúdos e tornaram-se, até, numa instituição cultural.

Com honras de presença na calçada da fama de Hollywood, ao lado de estrelas famosas de carne e osso. Caso inédito para quem é um boneco de desenho animado.Chama-se Springfield a cidade onde vive a família Simpsons. Não foi ao acaso a escolha do nome. Springfield é um nome comum nos EUA. Qualquer dos 51 estados tem a sua Springfield. E essa foi a forma encontrado pelos autores para garantir que a crítica feita nos desenhos animados fosse ainda mais abrangente.

Mas, o povo americano não é o único alvo das sátiras de Groening e Brooks. O resto do mundo não lhes escapa. E a polémica, por vezes, acaba por surgir, sobretudo junto dos sectores mais conservadores. Um dos casos que mais tinta fez correr envolveu o Brasil, que num dos episódios foi retratado com macacos andando pelas ruas e muita violência. Os brasileiros não gostaram. No total, desde a estreia, Os Simpsons já contam com perto de 400 episódios e é a série animada com maior número de participações especais. Emitida pelo canal aberto americano FOX, a série já ganhou vários prémios, incluindo 21 Emmys.


Dia 4 de Julho, dia nacional da América, lembrei-me dos Simpsons, a série que já fez 20 anos...
Por hoje, fica a sátira, outro dia hei-de falar a sério do "estilo de vida americano"....


Sem comentários: