segunda-feira, 7 de julho de 2008

Incêndio na Avenida

Incêndio na Avenida. Claro, Avenida da Liberdade: lugar emblemático de Lisboa, junto à Calçada da Glória, do elevador do mesmo nome.

As imagens que a Televisão passou, em directo, arrepiavam e tiraram-me o sono. Ao menos, salvaram-se as pessoas, mas os moradores e hóspedes das pensões não ganharam para o susto.
O fogo consumiu mais um edifício secular de Lisboa e outro ficou irremediavelmente afectado, perdendo-se bens de valor incálculável. Pode não ser uma fortuna, mas a estima pessoal não tem preço...

Ontem, recordei outros grandes incêndios: Igreja de S. Domingos, Teatro de D. Maria e, em Agosto de 1988, o Chiado. Este último estava, de certeza, na cabeça dos jornalistas e das pessoas que para aí se deslocaram, assistindo impotentes, ao longo combate dos bombeiros.
Conheço relativamente bem aquela zona, subi muitas e muitas o elevador da Glória e gostava de visitar uma loja existente nesse lado da Avenida. Tratava-se da Loja da Louça de Sacavém. Dava-me prazer entrar, ainda que fosse uma fraca compradora. E estava sempre actualizada com as "últimas" da produção dessa Fábrica do final do século XIX que já não existe...

Tantas voltas dá o Mundo. E também a Avenida mudou e continua a mudar. De Passeio Público a Avenida que, depois da República, ficaria para sempre, Avenida da Liberdade.
Mudam os prédios, mudam os proprietários e muitas lojas de marcas estrangeiras já aí estão implantadas. É assim a Avenida de hoje que, em breve, irá contar certamente com um novo prédio no número 23, possivelmente de uma qualquer empresa espanhola...
Não tenho nada contra. É a vida e não há nada a fazer!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico contente por continuar empenhada a actualizar o seu blogue.

Em relação ao incêndio na Avenida da Liberdade, ele reflecte o que se tem feito com a nossa Lisboa nas últimas décadas. Deve ser das poucas cidades europeias com prédios devolutos e onde os belos prédios antigos são substituídos por verdadeiras aberrações.

Eu vou passando por aqui para ir vendo as actualizações.