sexta-feira, 18 de julho de 2008

O poder do jornalista





O jornalista faz da necessidade de comunicar a sua actividade profissional. Recolhe, redige e edita matérias que a imprensa (ou outros meios) propagam.

Para mim, o jornalista é um combatente que procura vencer pela palavra. A sua força mede-se pela autoridade do seu discurso e pelo prestígio do órgão de informação a que se encontra ligado, seja a imprensa, a rádio, a televisão e até a internet.

Debate-se, muitas vezes, a questão da objectividade do jornalista e a isso respondo que o seu grau de isenção é igual ao de outro qualquer cidadão. Critica-se também o facilitismo do jornalista que "dá ao público" aquilo que ele deseja. Não o nego.

No entanto, em minha opinião existem alguns bons jornalistas em Portugal e é desses que quero falar. Cidadãos empenhados que não desistem de transmitir, com rigor, notícias, eventos e de exercer o seu magistério de influência como comentadores.
Hoje trago o caso de Nicolau Santos, Director-Adjunto do Expresso, autor da página de comentário económico que leio sempre com agrado. Gosto da maneira como analisa, critica e explica, de forma didáctica, as questões e lança pistas e sugestões...
Assim, aconteceu no último sábado e espero que continue.
Por agora, deixo uma página já antiga, mas muito útil para levantar o ânimo!


Nicolau Santos: “Portugal vale a pena”
Publicado em Novembro 3, 2006

“Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.
E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que “bateu” em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d’Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?”

Nicolau Santos, Director

3 comentários:

ZIA disse...

Eu também aprecio muito os comentários e os ensinamentos de Nicolau Santos. Torna tudo tão acessível que é com muito gosto que se lêem os seus textos.
E este, em particular, dá-nos alento, numa fase em que andamos tão pessimistas, em que jornais e telejornais nos bombardeiam com o que de pior o país tem! Estava mesmo a precisar de boas e verdadeiras notícias, como esta, que nos faz centrar a nossa atenção no que temos de melhor!
Um abraço
ZIA

goiaba disse...

Que bom ter divulgado o comentário do Nicolau Santos. Somos um povo sem autoestima , temos uma imprensa que fomenta as más notícias e um gosto em divulgar os erros, as falhas, as lacunas, os maus exemplos. É ver os mails que circulam e que eu me recuso a "encaminhar". Dizer bem, parece mal.
Abraço

Anónimo disse...

Obrigada pelo texto,obrigada por trazer Nicolau Santos.Sabe bem e
aprendo!
A sua visita ao meu blog é sempre uma alegria!Que pena tenho que, grande parte dos nossos Amigos, ñ tivessem conhecido a Vovó!Iam ser Amigas, tal como da nossa Mãe.
Abraço.
isa.