sábado, 5 de julho de 2008

Saint Fermin


Começam as festas de Saint Fermin em Pamplona.
Durante mais de uma semana a loucura apodera-se da cidade que recebe turistas de toda a parte do Mundo.
Todas as manhãs, pelas 8 horas, um foguete avisa a largada de touros (encierro). E depois dos corredores cantarem, por três vezes, a protecção do Santo, soltam-se os touros que correm pelas ruas em direcção à praça. Desvario total nessa corrida em que os corredores experimentados se misturam com os novatos.
Das varandas apinhadas ( e pagas a bom preço), todos gritam e incitam os corredores e os touros. Muitas quedas, atropelos e pisadelas e raro é o dia em que não acontece um acidente mais ou menos grave.
Os aficionados conhecem já os habituais moços-corredores que, desde há anos, repetem todos os dias de encierro. Este deve ser rápido e sem feridos... Mas nem sempre é assim. O poder do vinho, da cerveja e outras bebidas dá euforia, mas retira força para fugir!
A alegria da festa reside nas peripécias do "corre, escorrega e cai" desses corredores que provocam o touro com uma palmada ou um puxão de rabo. À volta da festa taurina, muita brincadeira e folia, é assim durante uma semana em Pamplona!...
O Saint Fermin, imortalizado por Hemingway em Fiesta, perdeu já um pouco da tradição. Agora, a maioria dos corredores já não veste de branco, faixa vermelha e lenço, um rolo de jornal ou de cartão, objecto essencial para enxotar o touro! Já o número de particpantes aumentou exponencialmente...
Quem quiser, pode ver o encierro, em directo, na TVE! É uma experiência...

Nota: São Firmino foi o primeiro bispo de Amiens e sofreu o martírio no século IV. Era natural de Pamplona, Espanha, e filho de Firmo. Foi convertido por São Saturnino, e teve como mestre o sacerdote Honesto. Segundo a tradição, São Firmino tornou-se bispo aos 24 anos. A sua pregação alcançou a França, a Aquitânia, a Alvérnia, Agenais, Amiens. Como a sua pregação fosse coroada de numerosas conversões, os governantes tramaram secretamente sua morte. Os factos principais de sua vida estão narrados na fachada da Catedral de Amiens.

Sem comentários: