quarta-feira, 23 de julho de 2008

Barak Obama


A notoriedade desencadeia curiosidade e leva a um escrutínio rigoroso da pessoa e dos seus antepassados.

Os cultores dessa investigação são de origem diversa e, possivelmente, com intuitos bem definidos. Vem isto a propósito de Barack Obama, candidato à Presidencia dos Estados Unidos e de uma notícia recente, publicada num jornal alemão.
Quem havia de dizer que Barack Obama tem ascendência alemã?


Jornal descobre tataravô alemão de Barack Obama na Alsácia
da Efe, em Berlim
O jornal alemão "Die Zeit" revela na edição desta quinta-feira que o provável candidato do Partido Democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem antepassados alemães, e que seu tataravô, Christian Gutknecht, saiu em 1749 da Alsácia, na época território alemão.
Segundo o jornal, Gutknecht partiu da localidade de Bischweiler, então na Alsácia --que hoje faz parte da França-- rumo aos Estados Unidos, onde mudou seu sobrenome para Goodnight e viveu como camponês na Pensilvânia até morrer, em 1795.
Gutknecht e Obama estariam separados por seis gerações, que passaram pelos Estados da Virgínia, Indiana e Kansas. Foi neste último que nasceu a mãe do candidato, Ann Dunham.
O tataravô não seria o único ponto de união com a Alemanha, já que, aparentemente, outros ramos da árvore genealógica de Obama têm origem alemã, localizados em Heilbronn, localidade ao norte de Baden-Württemberg.
Segundo os estudos do americano William Addams Reitwiesner, especialista em genealogia, entre as raízes conhecidas de Obama, a percentagem de antepassados alemães é de 4,68%, atrás dos ingleses (37,3%) e da tribo queniana dos Luo (50%)

1 comentário:

goiaba disse...

Ainda bem que descobriram esse ramo branquíssimo do Obama - sempre "compensa" a família queniana bem mais próxima. É uma descoberta oportuna neste périplo pela Europa.
Acho que nos vamos desiludir se ele fôr eleito - e espero que o seja. Os compromissos económicos e os lobis devem manietar qualquer um. Mas é uma esperança.